QUEM É FERREIRINHA

13620 A FORÇA DO POVO!

QUEM É O FERREIRINHA




(Click na foto para ampliar)
Carlos Ferreira, o Ferreirinha é vereador em Nova Iguaçu pelo quarto mandato, atuando sempre na defesa do interesse público e na luta pela conquista da cidadania.
Desde muito cedo precisou trabalhar para ajudar na manutenção de sua família. Aos 13 anos de idade começou a trabalhar como cobrador de ônibus, profissão que exerceu até os 16 anos quando teve uma oportunidade de trabalhar no escritório da empresa como auxiliar administrativo. Assim, pode também voltar a estudar e concluir o 1º grau, fazer o 2º grau e, posteriormente iniciar o curso de Direito em uma universidade em Botafogo. Foi um período difícil de muito trabalho. Formado, Ferreirinha passou a ser advogado de diversos sindicatos na Baixada, especialmente rodoviários, comerciários e têxteis de Paracambi.

Já na juventude conciliou trabalho e estudo com a participação comunitária e política. Esteve presente na fundação da Associação de Moradores do bairro Santa Clara, no início da década de 1980, onde atuou com tesoureiro e vice-presidente. No movimento sindical, atuou na oposição rodoviária, contribuindo enormemente para a organização e conscientização da categoria e, conseqüentemente, de diversas conquistas tais como a fixação da jornada de trabalho, da cesta básica e do pagamento de hora extra no contracheque.


No PT

Carlos Ferreira é filiado ao PT desde 1986, porém desde 1982 contribui para o crescimento do Partido dos Trabalhadores. Concorreu às eleições para vereador, pela primeira vez, em 1992, quando ficou na suplência. Em 1996, concorrendo novamente, conquistou seu primeiro mandato, transformando-se no vereador mais atuante da Câmara Municipal de Nova Iguaçu. 


A Comissão de Defesa do Consumidor

Em 1997, criou na Câmara Municipal e passou a presidir a Comissão de Defesa do Consumidor. A Comissão transformou-se, rapidamente, em um dos principais instrumentos de defesa do cidadão iguaçuano e referência para outras Câmaras Municipais na Baixada Fluminense. Conquistou vitórias importantes para Nova Iguaçu, entre elas a ampliação do horário de atendimento nas agências bancárias, igualando ao mesmo horário do município do Rio e a criação do Prêmio de Qualidade no Atendimento ao Consumidor, que homenageia empresas e funcionários que se destacam no bom atendimento ao consumidor. Em 2003, a Comissão de Defesa do Consumidor conseguiu impedir a Light de extinguir os relógios residenciais, em Monte Líbano. A Comissão de Defesa do Consumidor é hoje referência para a Baixada Fluminense, pois a partir das suas experiências foram criadas outras comissões, como por exemplo, em Caxias e Paracambi. Em Belford Roxo e Nilópolis foram criados também o Prêmio de Qualidade para o comércio local.

Leis que beneficiam o povo

Seguindo o modo petista de legislar, Carlos Ferreira tem se destacado no papel de legislador, buscando criar normas que facilitem a vida cotidiana ou empeçam a ocorrência de injustiças.
É autor de leis municipais de grande importância para a cidade tais como:
Lei nº 3227/01, que cria o Conselho Municipal de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas;
Lei nº 2980/99 que prioriza o embarque de idosos nos pontos finais das linhas municipais;
Lei nº 3205/01, que prioriza a tramitação dos procedimentos e processos em que o titular do direito pleiteado tenha idade igual ou superior a sessenta e cinco anos.
Lei nº 3602/04 que trata da reserva de 50% (cinqüenta por cento) das vagas empregadas na execução de obras contratadas pela prefeitura, destinando-as a moradores da Unidade Regional de Governo onde se realizará a referida obra;
Lei Complementar nº 07, que altera o Plano Diretor da Cidade, recriou as áreas rurais em Nova Iguaçu.


A Universidade Pública é nossa!

Carlos Ferreira criou em 2003 a Campanha pela Implantação de uma Universidade Pública na Baixada Fluminense, através da Indicação Legislativa nº 29/2003.
O principal objetivo da campanha foi suprir a deficiência no ensino superior na Baixada Fluminense, implantando uma universidade que atendesse as necessidades de formação e de pesquisas voltadas para o desenvolvimento da região.
A campanha foi lançada em 15 de outubro, com a presença de diversos representantes dos movimentos sociais da Baixada e também dos reitores da UFF, Universidade Rural, UFF, UniRio e CEFET-RJ.
Com o apoio da Igreja Católica, das Igrejas Evangélicas, Associações de Moradores e outras organizações de juventude, conquistou-se mais de 100 mil assinaturas para o abaixo-assinado que foi entregue ao Ministro da Educação.
Em 2003 e 2004 várias outras atividades foram realizadas pela Campanha, destacando-se a Audiência Pública realizada pela Associação de Vereadores da Baixada Fluminense e o debate realizado no Instituto de Educação Rangel Pestana.
Em 2005, a Campanha conquistou sua vitória: a Universidade Rural implantou um Campus em Nova Iguaçu, denominado Instituto Multidisciplinar, funcionando na Escola Municipal Monteiro Lobato, e o Governo Lula liberou 8 milhões de reais para a construção do prédio do Campus. Este ano o campus passou a funcionar definitivamente em sua sede.


Incentivando a luta pela cidadania

Outra função importante nas atividades do mandato de Carlos Ferreira é o incentivo a organização popular e comunitária ou a promoção de ações que mobilizem a sociedade com o objetivo de ampliar a democracia participativa e conquistar cidadania e melhores condições de vida.
Ferreirinha criou, então, o Projeto Celebridades Populares que promove, anualmente, homenagens a lideranças populares e comunitárias, valorizando pessoas que se dedicam a luta por melhor qualidade de vida, estímulo ao esporte amador, desenvolvimento e preservação cultural, dentre outros.
Já foram realizadas 6 edições do projeto, homenageando mais de 500 cidadãs e cidadãos de Nova Iguaçu e demais municípios da Baixada.